Pequenos Terríveis
1º: Besouro-bombardeiro
O besouro-bombardeiro recebeu este nome devido ao som explosivo que emite quando é ameaçado, soltando até 50 rajadas químicas, quentes, coloridas e barulhentas.
Considerado o calcanhar de Aquiles dos evolucionistas, ninguém sabe exatamente como foi que evoluiu até ao ponto atual.
O líquido que ele "bombardeia" é uma mistura de dois químicos que é similar ao combustível dos foguetes, e é muito quente e tóxico.
Para apontar, o besouro gira o abdómen de um lado para o outro e atira diretamente ao predador.
O atacante fica com um gosto horrível na boca e mesmo com queimaduras leves.
2º: Louva-a-deus
Estes terríveis animais têm um apetite voraz e comem tudo que lhes passe pela frente, como moscas, formigas, traças, grilos, afídios, gafanhotos, cobras e pássaros. E é tão voraz, que começa a comer as presas enquanto elas ainda estão vivas. Por vezes, a fémea pratica canibalismo sexual, o que acontece durante ou após a cópula.
Quase sempre atacam de emboscada, aproveitando as suas capacidades de camuflagem. Contrariamente ao que alguns dizem, o louva-a-deus não é venenoso.
Mesmo as crias, que aparecem na primavera, são caçadores vorazes logo desde o início. À medida que vão crescendo, o tamanho das suas presas vai aumentando de modo correspondente.
3º: Polvo-de-anéis-azuis
Aproximadamente do tamanho de uma bola de golf, não deixe-se enganar pela sua pequena estatura. Ele possui um veneno capaz de matar 26 adultos e, como deve ter adivinhado, não há antídoto.
Se algém for mordido, é necessário fazer reanimação cardiopulmonar, porque poucos minutos depois da mordida estará completamente paralisada e incapaz de respirar.
Mas, felizmente, a vítima ficará inconsciente durante as próximas horas, até que o veneno seja neutralizado pelo corpo. Isso é, claro, se continuarem com uma respiração artificial.