Mais Estranhos
1º: Peixe-bolha
O primeiro dos animais estranhos desta lista é um peixe realmente muito estranho. O peixe-bolha, ou Psychrolutes marcidus, é uma espécie que habita as águas profundas da costa da Austrália e Tasmânia, raramente avistada por humanos.
Este peixe com ar carrancudo, foi considerado o animal mais feio do mundo, e adotado como mascote da Ugly Animal Preservation Society (algo como Sociedade para a Preservação de Animais Feios).
O peixe-bolha, que não possui nenhum osso ou músculo no corpo, é uma massa gelatinosa com densidade um pouco inferior à da água, pelo que flutua facilmente e nada sem dificuldade.
Em defesa do peixe-bolha, podemos dizer que o seu aspeto fora de água é muito diferente do aspeto dentro de águas profundas. A pressão que se faz sentir no habitat do peixe-bolha confere-lhe uma aparência de peixe mais "tradicional".
2º: Rato-toupeira-pelado
O rato-toupeira-pelado (Heterocephalus glaber) é um roedor encontrado na Somália, Etiópia central e no norte e leste do Quênia.
Este rato passa a maior parte da vida deixo da terra, nos buracos que cava com seus grandes dentes salientes. Estudos sugerem que estes ratos têm uma longevidade muito superior aos outros roedores e são resistentes ao câncer e a ácidos.
3º: Morcego-lanudo
Alimenta-se essencialmente de aranhas, mas também captura mosquitos e borboletas noturnas. Caça em zonas de bosque e sobre a água e captura as suas presas em voo, sobre os ramos ou no solo.
Embora seja uma espécie de hábitos essencialmente cavernícolas, pode também abrigar-se em edifícios e cavidades de árvores.
A única colónia desta espécie conhecida em Portugal, está localizada na gruta dos Olhos de Água do Alviela.